96 Comentários

  1. Jarlley Ribeiro 22 de julho de 2013 at 1:12 |

    Excelente artigo. Só uma observação, só consegui fazer o procedimento em sistemas de arquivos FAT32. Em partições NTFS não obtive sucesso!

    Resposta
  2. Jerfferson 25 de julho de 2013 at 7:57 |

    e se eu estiver em plataforma linux (meu caso ubunto 12…..)

    Resposta
  3. Marcos 18 de outubro de 2013 at 16:31 |

    Boa tarde Marcos meu chará, bom cara estou usando o test disk, e gostaria de saber se é normal a demora
    pois está desde ontem rodando e em vez de baixar o tempo estimado só aumenta ja está em mais de mil horas…. será q estou fazendo corretamente
    bom se puder me ajudar fico muito agradecido… pois de todas as explicações achei a sua melhor… Parabéns….

    Resposta
  4. Ana: recuperar arquivos deletados 16 de novembro de 2013 at 13:38 |

    Só não ficou claro e é bom avisar que não deve ser instalado o programa de recuperação de arquivos deletados na mesma unidade onde se vai pesquisar pois durante a instalação desses programas gratuitos, arquivos deletados importantes serão apagados devido ao processo de sobrescrita nos cluster.

    Resposta
  5. Kléber 5 de dezembro de 2013 at 20:12 |

    Caso o vc tenha formatado o HD e reinstalado o windows ele não reconhece nenhum arquivo apagado. Já era pra mim…

    Resposta
  6. Lucas M 4 de março de 2014 at 16:33 |

    Por favor me ajude. Tenho um HD com duas partições, uma chamada “Sistema” com o Windows 8 e programas, já a outra chamada “Arquivos” com meus arquivos, imagens, músicas, vídeos, documentos etc. Hoje fui colocar meu pendrive e sem querer acabei formatando a partição “Arquivos” ao invés do pendrive. Com o TestDisk posso recuperar a partição exatamente como era antes, ou só os arquivos individualmente?

    obs: a partição “Arquivos” está agora vazia, logicamente pois eu a formatei acidentalmente, mas o que quero dizer, e que eu não coloquei nenhum arquivo lá exatamente para não “sobrescrever”.

    Resposta
  7. Ademir 5 de março de 2014 at 12:40 |

    Ola bom dia. Se eu não me engano, eu já formatei uma HD e após instalar Windows, eu consegui reverter a partição e trazer tudo com o teste-disk, só que não estou conseguindo encontrar o procedimento. Caso Você tenha o passo-a-passo gostaria de executar esta tarefa novamente. Preciso recuperar 130gb de um HD formatado. Obrigado
    Ademir

    Resposta
  8. edson 11 de abril de 2014 at 0:09 |

    gostei deste programa é gratuito

    Resposta
  9. edson 11 de abril de 2014 at 0:12 |

    gostei deste programa ja perdi alguns arquivos e nao sabia que dava para recuperar……e gratuit pode baixar

    Resposta
  10. Artur 12 de abril de 2014 at 3:32 |

    Formatei meu hd de 300 G escravo por engano com cd do big linux que ficou instalado no hd. Nele tinha todos os meus arquivo fotos , músicas e documentos. Como posso recuperar os mesmo por favor.
    Artur 69 8472-9644

    Resposta
  11. Felipe 4 de julho de 2014 at 13:43 |

    o procedimento para hd formatado é o mesmo?

    Resposta
  12. JOAO BATISTA 19 de julho de 2014 at 19:40 |

    MARCOS,
    Baixei o testdisk 7.0 e usei o photorec.
    Meu problema é com minha filmadora sony DCR-SR88, que de uma hora pra outra, apareceu com erro e:31:00.
    Passei esse programa e depois de varias tentativas, parece que consegui recuperar meus arquivos, entretanto salvou – C:\users\Josue\AppData\Local\Temp\Rar$EX04.353\testdisk-7.0-WIP\photorec_win.exe
    Só que agora não consigo achar esse arquivo.
    Vc pode me ajudar????
    Agradeço seu retorno,
    Grande abraço

    JOÃO BATISTA

    Resposta
  13. kaue 5 de setembro de 2014 at 4:15 |

    Bom dia Marcos,
    tinha um HD particionado , mas ao tentar fazer um dual boot com Ubuntu selecionei a opcao para desmontar o hd e acabei perdendo a particao onde estava meus arquivos.
    Qual melhor programa para recuperar os Arquivos? sera que se eu passa o testdisk na particao NTFS resolve?

    Resposta
  14. kaue 6 de setembro de 2014 at 23:46 |

    Boa noite,

    Ao desmontar a partição o HD ficou com apenas uma partição ocupando o espaço interno inteiro, para poder recuperar os arquivos eu não dispunha de um pendrive bootavel, então instalei o linux num espaço minimo da partição.
    Segui seu tutorial e consegui recuperar a partição desmontada, infelizmente algumas fotos perderam a qualidade, mas os demais arquivos foram recuperados com sucesso. Obtive sucesso na recuperação de 90% dos arquivos, incrível.

    Obrigado pela contribuição que tem feito as pessoas através da internet, isso inspira muita gente a contribuir com o conhecimento social independente da área.

    Vlw

    Resposta
  15. João Marcos 14 de setembro de 2014 at 4:19 |

    Marcos: Meu hd é de 2 TB,formatei esse hd várias vezes, instalei nele windows, etc., etc., por último a partição tinha o tamanho total do hd, partição logica no sistema NTFS, com +- 1 TB de filmes diversos, usando o testdisk ele encontrou arquivos mais antigos e em tipos que nunca usei (FAT16, FAT32) mas em NTFS não encontrou nenhum, usando outros programas que se dizem free, mas que na verdade não são, pois eles são free para procurar os arquivos, mas na hora de recuperar não são, só permitem recuperar 1 GB, tentei recuperar usando o recuva, ele encontra os aquivos de video, mas eles são recuperados com proteção DRM, que não posso reproduzir, não posso converter, não posso fazer nada com eles.
    Voce pode me ajudar com alguma orientação, pois não tenho condições financeiras para comprar esses programas pagos para recuperar meus arquivos de videos.

    Resposta
  16. Wendell lyandro 19 de setembro de 2014 at 21:40 |

    Marcos, instalei o ubuntu e apagou meu windows e as outras minhas partições, consequentemente meus arquivos. O testedisk irá recuperar meus arquivos? desde já agradeço

    Resposta
  17. Fabiano Spada 28 de setembro de 2014 at 13:08 |

    Marcos, bom dia.
    Temos um NAS Seagate Black Armor, com 2 Hds de 2TB cada em Raid 0. Deu problema e estamos tentando recuperar os arquivos (+- 500GB).
    Segundo a Seagate, esse equipamento usa linux em seu sistema operacional.
    Ligamos um dos Hds em um micro com Linux, porem ele só visualiza 2 partições(3 e 4) e dua estão ocultas(1 e 2) ou escondidas não sei ao certo.
    Sei que elas (as duas partições – 1 e 2 ) existem, pois fiz um teste ao tentar instalar o Windows ele mostra essa imagem (actmob.com/particoes.jpg).
    Como essas duas partições são as maiores, acredito que meus arquivos estejam nelas.
    Agora eu pergunto, consigo recuperar os arquivos , nessas partições “ocultas”?
    desde já agradeço.

    Resposta
  18. Guinther Erich 31 de outubro de 2014 at 22:08 |

    Marcos,
    Tenho um notebook que tinha o windows 8, ao formatar para instalar o windows 7 fiz o procedimento do shift+f10… clean… Só que esqueci de fazer o backup e quando tentei recuperar os dados com outros programas não os encontro, sinto ser pelo motivo de ser diferença no formato, era GPT e virou MBR, tem real significância essa mudança? E se sim, o TestDisk consegue encontrar mesmo assim?
    Obrigado.

    Resposta
  19. Carlos 2 de janeiro de 2015 at 15:04 |

    Olá Marcos, tudo bem?

    Eu usava Windows 8 em um hd sata de 320GB, porém comecei a usar outro hd também com Windows 8 de 250GB como principal, e acessava meus arquivos (fotos/videos/músicas e etc.) a partir deste normalmente, aconteceu que minha pasta de usuário ficou inacessível, antes “pasta de arquivos”, tornou-se apenas “arquivos”, e não consigo mas entrar na mesma, ah, seu tamanho por algum motivo virou 0 bytes. Tenho interesse apenas em recuperar meus arquivos e fotos e principalmente meu acervo músicas, há alguma forma desse programa me ajudar?

    Abraços!

    Resposta
  20. Paulo Rosa 27 de março de 2015 at 0:12 |

    Sem querer ao configurar o disco para receber o linux Mint acabei por criar partições no meu disco externo já fiz uso do test disk mas só encontro partições do linux nele, tenho de fazer uma pesquisa mais profundamente da? Tenho de ter outro disco com a mesma capacidade para guardar os ficheiros encontrados? Preciso de ajuda por favor. Obrigado

    Resposta
  21. Cláudio 8 de abril de 2015 at 22:50 |

    Claudio, boa noite.
    Tenho um HD 750 GB, estava instalado o windows 7 no c: e mais 3 partições de dados. Instalei o ubuntu pela aquela primeira opção e ele não deu a opção de partição e o HD foi formatado todo. Eu consigo voltar os arquivos das partições de dados pelo TestDisk.

    Resposta
  22. ED 18 de abril de 2015 at 2:21 |

    Eu deletei a partição de um HD sem querer, utilizando um programa, agora o HD esta sem partição e eu fico com receio de criar e perder parte de alguns arquivos, pois só tinha arquivos no HD não tinha sistema e o mesmo estava cheio, então eu fiz o procedimento de recuperação de partição com o testdisk, mas não deu certo, apareceu uma partição em RAW, e não consegui ler os arquivos (obvio). Então tenho que recuperar esse disco urgente, ele não tem defeito e nem foi formatado apenas exclui a partição, os arquivos continua lá. Podem me dar uma dica? o que eu faço agora?

    Resposta
  23. Eduardo Henrique 22 de abril de 2015 at 20:09 |

    Formatei todas as partições de meu HD de 1TB, inclusive a do sistema(proeza acidental).

    Fiz um pen-drive de 4GB bootavel com o sistema Linux Caine(o qual possui a ferramenta TestDisk) para não sobrescrever os dados no HD reinstalando algum S.O. no mesmo.

    A ideia era fazer uso de um HD externo para transferir os dados do HD danificado para o HD externo usando um sistema no pen-drive, porém, sempre que pelo TestDisk, que está no sistema do pen-drive, eu seleciono para salvar os arquivos perdidos dentro do HD externo, o programa não consegue concluir a tarefa, diferente de quando seleciono o disco(pen-drive) onde o programa se encontra, o qual não tem espaço o suficiente para recuperar tudo o que desejo…

    Tive a ideia então de instalar o Caine numa partição desse HD externo para que não haja a mesma barreira quando tentar recuperar, porém, tenho arquivos importantes neste HD externo e não estou conseguindo “diminuir o espaço”, no S.O. que tenho ao alcance, para criar uma partição de boot no mesmo.

    Preciso particionar um HD já particionado sem perder os dados para ter sucesso nessas tarefas… Alguém tem alguma dica de tópico para ler que me ajude a selecionar o HD externo pelo TestDisk do pen-drive ou que me ajude a criar uma partição no HD externo(já particionado) sem contar com as ferramentas do 7(a qual também não estou obtendo sucesso ao usar pois as mesmas “param de responder”)?

    Resposta
  24. Filipe Gama 24 de julho de 2015 at 18:38 |

    Amigo,
    eu fui usar o testdisk e por pura falta de atenção, acabei fazendo alguma coisa errada no meu HD principal, aparentemente mudando seu tipo de partição para algo relacionado ao Linux. Após reiniciar minha maquina era com se eu não tivesse mais SO, ficava na tela preta e mandava eu dar boot.

    Blz, peguei um outro hd que eu tinha, coloquei como master na minha maquina, e o hd que eu danifiquei por engano eu coloquei como slave na mesma maquina. No “Meu computador” esse hd danificado não é reconhecido, mas quando eu rodo novamente pelo testdisk ele o reconhece e reconhece como se estivesse de fato cheio de arquivos, não formatado.

    preciso muito de ajuda, pois tenho dados importantes nesse hd.

    Resposta
  25. Carla Dias 4 de agosto de 2015 at 21:54 |

    Ae tudo bem? Olhe não consigo passar do ponto 9. Pois nao consigo selecionar só o [ Quick Search ]. Pode me mandar um e-mail para depois explicar melhorz a você e me poder ajudar se faz favor? CarlaDias_18@hotmail.com Obrigada

    Resposta
  26. Isabela 14 de agosto de 2015 at 19:39 |

    Oi Marcos!!
    Eu parei no ponto 9, e o programa diz “no partition found”. Isso significa que não tem como eu recuperar meus arquivos perdidos? Obrigada!!

    Resposta
  27. Wagner 8 de setembro de 2015 at 16:35 |

    Boa Tarde, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de recuperar minhas fotos que sem querer apaguei do meu celular samsung note3. Não estavam em SD, estava na memória do celular msm.
    Grato.

    Resposta
  28. PierreR1 19 de setembro de 2015 at 16:02 |

    Amigo, por favor dá um auxílio aqui … formatei meu HD externo,seagate 1 Tb com fotos e vídeos da família, mas principalmente com as fotos e vídeos da minha filha desque nasceu praticamente. Usei o Recuva e recuperou um monte de coisas , mas os arquivos compactados em .rar aparecem com a extensão .cab outros em .html que o firefox não reconhece e alguns em .xml que também não abrem em lugasr algum … Poderia me ajudar com umas dicas para eu poder recuperar as fotos;/vídeos da filhota ? Obrigado !!!!

    Resposta
  29. PierreR1 19 de setembro de 2015 at 16:04 |

    Observo que os arquivos recuperados com o Photorec também não abrem … Obrigado

    Resposta
  30. César Mauricio 21 de setembro de 2015 at 11:42 |

    Bom dia !

    entrei pelo Shift+F10 e fui dar clean em uma partição, porem ao dar clean ele limpou todas as partições, inclusive a D: no qual tinha meus arquivos de muita importância, o testdisk ajudaria no meu caso? não mexi mais em nada no HD para não piorar a situação.

    Resposta
  31. Daniel félix 23 de setembro de 2015 at 0:45 |

    Boa noite, Marcos. Tenho um HD de 1,5 Tb Sata instalado na minha máquina para dados, sem Sistema operacional. Minha fonte queimou e pus uma de quebra galho, porem a mesma deu falta de energia e toda vez que ligava o pc ele caía no check disk, ate o hd ficar no formato RAW. Não consigo mais nada com o check disk, por isso estou tentando o Test Disk. Gostaria de saber se ele restaura a partição para ntfs e se sim, é esse mesmo o procedimento citado no post acima e se os dados continuam como estavam antes no mesmo hd. Obrigado e até breve.

    Resposta
  32. moaci 3 de outubro de 2015 at 15:20 |

    ola MArcos foi excluido por engano algumas fotos de um blackarmor de 1tb que esta em rede.
    mesmo sendo pela rede consigo recuperar com a ferramenta? ou já era?

    agradeço se tiver resposta.

    Resposta
  33. JULIANE 13 de outubro de 2015 at 16:22 |

    Ola, por favor, sou muito leiga no assunto e gostaria de uma ajuda sua por favor, deletei sei querer alguns arquivos de um aplicativo que tenho no celular android, saõ arquivos de bloco de notas. eram mega importantes e preciso recupera-los. tem como? vc sabe me dizer? obrigada

    Resposta
    1. MMai 20 de outubro de 2015 at 1:30 |

      Por favor estou desesperada e preciso muito de ajuda!
      Tenho um HD EXTERNO de 1T da Sony. Conectei ele em um receptor (neonsat) para assistir os filmes que estavam salvos nele, sem querer entrou no menu do receptor em gerenciamento de disco e FORMATAR PARTIÇÃO DE DISPOSITIVO para fat 32 e NTFS.
      Desliguei rapidamente o receptor e tirei o hd, só que quando conectei o hd no meu computador (windows 7) o hd externo estava vazio.
      Desejo que o hd volte ao estado anterior (que os arquivos continuem com os mesmos nomes e nas mesmas pastas…que os arquivos continuem exatamente onde estavam).
      Baixei o Test disk, mas o programa exige um conhecimento muito avançado, o qual não possuo. Procurei alguns tutoriais, mas os caminhos sempre são diferentes dos que aparece na minha tela, e as informações são sobre arquivos deletados e não dispositivos formatados.
      Por favor, preciso muito de ajuda, pois não possuo condições de pagar por um serviço de recuperação.
      Eu sei que para vocês que entendem tudo de tecnologia chega a ser até meio ridículo, mas para mim significa muito. Estou duas noites sem dormir procurando na internet sem sucesso.
      Peço que alguém, por favor, me explique como faço passo-a-passo com o Test disk, que pelo que li é o único capaz de deixar o hd externo exatamente como estava antes da formatação (arquivos continuem com os mesmos nomes e nas mesmas pastas).

      Resposta
  34. Cristiano 22 de outubro de 2015 at 19:11 |

    Boa tarde,

    Estou precisando de ajuda, pois formatei meu pendrive pelo HP USB STORAGE, e ele acabou formatando meu hd externo que estava conectado também, já tentei recuperar com o Recuva mas não obtive êxito, já com o testdisk, ele fala sobre partition overlaps e não dá continuidade após a tela em que o dispositivo aparece em verde, no meu HD o mais importante são as fotos de familia, ficarei muito grato se alguém puder me ajudar.

    Resposta
  35. Marcos 29 de novembro de 2015 at 15:37 |

    Olá! Gostei muito desse programa. Tenho um disco com três partições e tinha a intenção de recuperar arquivos apenas em uma delas a qual selecionei, porém o programa verificou o disco inteiro e o tempo gasto foi muito maior do que o esperado. Será que fiz algo errado?

    Resposta
  36. luiz carlos 3 de dezembro de 2015 at 17:56 |

    Boa tarde amigo tenho um hd externo samsung m3 de 1 tera que não é reconhecido pelo sistema, tentei vários programas para le-lo e tentar recuperar meus arquivos, tipo hdd regenerator, stellar phoenix, test disk, e não obtive exito, parece que existe uma partição deste hd externo esta corrompida que faz todos programas que tentei ao chegar nesta partição encerrem o processo.
    Aguardo e espero que possa me indicar uma solução, desde já agradeço.

    Resposta
  37. Márcia 14 de janeiro de 2016 at 10:26 |

    Bom dia Marcos. Não consigo encontrar onde os arquivos ficaram. Já tentei abrir c:/users/lenovo/dowloads/tesdisk-7.0.win64/testdisk-7.0tesdisk.exe.
    Agradeço sua ajuda.

    Resposta
  38. JOSE CARCAGNOLO NETO 18 de fevereiro de 2016 at 10:51 |

    Bom dia. Gostaria de saber se ele recupera um HD que está em formato RAW? Ele também tem uma criptografia do HD, que é especificado pela empresa. Ele ainda recupera mesmo com essa criptografia?!

    Resposta
  39. Italo Mello 13 de março de 2016 at 15:50 |

    Ele recupera musicas?

    Resposta
  40. marcio 17 de março de 2016 at 13:43 |

    MARCOS HENRIQUE … bom dia mano é o seguinte recebi uma foto importante a muito tempo estava na area de trabalho… mas um dia acidentalmente eu fazendo uma “faxina ” deletando arquivos menos importante acabei dando um ctrl + alt + del … logo depois meu pc deu problema tive que formatar isso ja faz um ano mais ou menos ,,, teria como eu ainda conseguir recuperar essa imagem ?
    agradeço sua atenção me ajude

    Resposta
  41. Fiama Santos 11 de abril de 2016 at 19:01 |

    Boa tarde Marcos Henrique, estou com um serio problema, estou iniciando na area de fotografia e então comprei um not e ele venho com o windows 10 inglês sem opções de mudar para portugues ai pedi para um amigo tentar arrumar para mim, quando eu dei o not pra ele tinha uma pasta de um casamento que eu havia acabado de tirar e precisava fazer tratamento nas fotos porém quando ele me devolveu não estava mais essa pasta, ele disse que utilizou um DVD posterior ao meu para fazer a atualização, porém baixei programas de recuperação ex recover dentre outros, o recover conseguiu achar todas as fotos porém a metade estava com o status inconrronpido que por sinal estava com a bolinha vermelha a pergunta é eu consigo resgatar o restante das fotos com o testDisck ? ou não tem mais jeito ? Não sei mais o que faço queria saber se tem como voltar quando era no comigo ingles mesmo com todos meus arquivos , sei lá, voce poderia me ajudar de alguma forma ?

    Resposta
  42. Lucas Pains 18 de maio de 2016 at 3:40 |

    Cara, exclui todos os framework do meu pc com esse procedimento eu consigo recupera-los ?

    Resposta
  43. jr barreto 19 de maio de 2016 at 11:58 |

    bom dia marcos,
    estou rodando o sistema em um HD de 1TB que estava com sistema exFAT, com menos de 1% deu a mensagem “check_FAT cant’s read FAT boot sector “, devo me preocupar?? estou a tres dias tentando recuperar arquivos desse HD, zerei ele por engano tentando criar um disco de boot do XP pelo winsetupfromusb, ja rodei o getdataback e nada !!
    alguma dica??

    Resposta
  44. Pedro Azoni 31 de maio de 2016 at 17:32 |

    Marcos, me diz uma coisa, este programa, recupera os arquivos em blocos, ou individual? pode me dizer, desde já, fico grato…

    Resposta
  45. Rodrigo 7 de junho de 2016 at 14:31 |

    Marcos , meu HD Mudou pra Raw e preciso recuperar 2TB de arquivos, para fazer o backup dos dados o procedimento e o mesmo ? Já tentei dezenas de programas e não consegui restaurar o HD e nem fazer backup
    Obrigado

    Resposta
  46. Daniel Santos 12 de junho de 2016 at 0:55 |

    Olá, me ajuda por favor, estou desesperado para conseguir meus arquivos novamente. Quando eu clico no Advanced aparece “No partition available.” Por favor me responda estou desesperado tentando recuperar meus arquivos.

    Resposta
  47. Moisés 16 de junho de 2016 at 3:14 |

    Marcos um amigo esqueceu de fazer o backup no windows dele e acabou formatando-o e instalando outro sistema operacional deletando toda unidade C, com esse programa/procedimento ou outro que vc conheça consigo recuperar estes arquivos? Os arquivos quando deletados criá-se uma “imagem” no HD e essa “imagem” fica lá e pode ser recuperada com certos procedimentos eu estou certo ou parcialmente certo? No aguardo Marcos, preciso de uma ajuda aqui.

    Resposta
  48. Hildervan moreira 11 de julho de 2016 at 14:53 |

    Bom dia Marcos Henrique, tenho hd externo de 1tb, ele entrou um vírus que criou atalhos nos arquivos aí formatei ele complementarmente depois, formatei de novo com rápida.
    Já useir vários programas, com rstudio, data recovery e active file recovery e eles não encontraram nada, com esse programa consigo recuperar meus arquivos.

    Resposta
  49. Tiago 9 de agosto de 2016 at 22:57 |

    Esqueceu de dizer que depois de pressionar A no passo 13, tem que pressionar a tecla c para copiar os arquivos, ai sim escolher o local onde será salvo.

    quanto maior o disco maior o tempo de recuperação.
    um hd de 1 hd de 1TB por exemplo, aqui demorou 12 horas após o quick search, não satisfeito com os resultados cliquei em deeper search e lá se foram mais 24 horas procurando arquivos. depois vem a fase da restauração, mais 6 horas restaurando apenas 144GB.
    Sucesso!!!! me ajudou muito.

    Resposta
  50. Luis Carlos Zambotti Guastalli 9 de outubro de 2016 at 18:20 |

    Boa tarde… Eu sem querer exclui uma partição do meu hd externo pelo gerenciador de discos… tentei recuperar meus arquivos, mas todos eles não estão com o nome s originais, fora que apareceram praticamente todos os formatos, como dll, ícones do sistema… todos os arquivos estão com o nome f12393823, e o número vai variando…. teria como recuperar os nomes originais? tem uns 500 documentos do excel e eu não tenho tempo de abrir um por um pra ver o que é o que… Obrigado!

    Resposta
  51. Renan 23 de outubro de 2016 at 14:17 |

    Bom dia Marcos.

    Bom vamos lá, no meu pc tinha duas partições a principal e a de backup. Fui formatar a principal para instalar um outro windows formatei essa partição. Depois disso sem querer exclui e formatei a partição de backup e perdi todos os meus backups. Queria saber como recuperar os backups que são o mais importante.

    Resposta
  52. Bruna Araújo 7 de janeiro de 2017 at 15:51 |

    Marcos, Boa tarde!
    Não sei se pode me ajudar… Fiz backup no meu celular (Samsung Galaxy A5), antes salvei o que havia nele, no meu notebook, porém o bloco de notas não foi salvo 🙁 Eu tinha varias anotações nele (Notas) muito importantes para mim. Sabe se consigo recuperar de alguma forma?

    Desde já, obrigada.

    Resposta
  53. JOSÉ CARLOS 21 de fevereiro de 2017 at 6:29 |

    olá !! meu cartão de memória simplesmente deu pau. como recuperar os dados dele. está inacessível no formato RAW

    Resposta

Deixe um comentário

*

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud