O SHODAN foi desenvolvido pelo programador John Matherly em 2009 com o objetivo de ser um serviço de busca para que empresas como Cisco, Microsof, entre outras tivessem a possibilidade de ter uma visão ampla sobre o uso de seus equipamentos ou soluções.

Entre a base do SHODAN estão equipamentos/serviços publicados com as portas: HTTP (80), FTP (21), SSH (22) Telnet (23), SNMP (161), SIP (5060) entre outros serviços.

A função específica do SHODAN e realizar uma varredura por toda a rede mundial de computadores em busca de equipamentos como: Roteadores, Switches, Servidores, Webcams, Celulares, Tablets, Telefones VOIP, em busca de configurações padrões como senhas, enfim qualquer dispositivo que possibilita uma conexão com a internet e que possua configurações padrões pode ser registrado pelo SHODAN.

Observação:

A boa prática de segurança da informação é alterar suas senhas e de seus equipamentos tecnológicos com frequência pois um buscador como o SHODAN pode possibilitar que um criminoso virtual possa obter controle total de sua rede.

Site: www.shodan.io

Evidências de Busca:

Resultado da busca de equipamentos com as portas abertas: 80, 21, 22, 161, 5060

Apenas no Brasil foram encontrados mais de 54 mil equipamentos.

Saiba mais:

Apresentação realizada por: Michael "theprez98" Schearer na DECFON.



  Autor

Marcos Henrique

 São Paulo/SP



  Coleta de Informações

© 2020 - 100SECURITY

Contato